Lua Nova: para começar um novo meprego, projeto ou relacionamento. Ótima ocasião para pôr em prática idéias novas, que favoreçam o cresciemento e a expansão. (A noite anterior ao início da lua nova é conhecida, na prática da magia, como a noite da lua negra. Trata-se da noite em que a lua está mais escura; é preferível ficar me casa e não sair à rua. Há muitas forças negras puluando pela Terra nessa noite e suas influências podem ser negativas.)
Lua Crescente: Para favorecer o desenvolvimento, a prosperidade e os compromissos. Trata-se também de uma época de crescimento e expansão, muito usada para adiantar atividades em curso.
Lua Cheia: Para lançar feitiços de amor e para a Alta Magia. Esse é o período de maior poder. A maioria dos praticantes da Wicca prefere realizar garnde rituais e feitiços nesse período devido à grande abundância de luz lunar disponível para assuntos mágicos. Porém, a lua cheia é também uma etapa em que as emoções são mais ifíceis de controlar, em que há mais inquietação e em que toda ação impulsiva resulta em derrota.
Lua Minguante: Para acabar com um relacionamento ou para dissipar energias negativas. Em geral esse período não é usado na Wicca para trabalhos relacionados ao amor e ao dinheiro. É uma época de desintegração, reflexão e reorganização.
A LUA FORA DE CURSO
Outro aspecto lunar de garnde importância na magia é a época em que a lua está fora de curso. Quando a lua está nesse período não se deve começar nada novo, pois isso nunca chegará a se realizar. A lua fica fora de curso quando forma o último aspecto com um dos planetas que está no signo que ela visita. Desse momento até a saída da lua desse signo para entrar no próximo, dizem que ela está fora de curso. Isso dura apenas algumas horas, porém essas horas são de suma importância em toda ação humana e especialmente na prática da magia, já que durante esse período a lua está sem direção e tudo o que se faça ou comece se revela inútil ou infrutífero. Essa é uma das razões por que muitas magias são ineficazes.
A LUA AZUL
Assim é chamada a segunda lua cheia num mesmo mês do calendário gregoriano. O folclorista canadense Philip Scock, após ter pesquisado indícios da origem da lua azul, afirma que a expressão é usada desde o século XVI para representar uma lua cheia especial, perigosa, onde pode acontecer desatino e alucinação. Ao contrário do que o nome sugere, a lua azul é associada a perigos e desvarios, a desafios emocionais difíceis de viver. Que requerem humildade e despojamento. É também considerada um acontecimento de muita força magnética e poder espiritual, onde acontecem profundas purificações emocionais. No ocidente, a lua azul foi projetada como uma lua romântica propícia ao amor e ao prazer. Na astrologia, a importância da lua azul tem a ver com as práticas, que trabalham com a relação de ciclos da lua e o calendário gregoriano.
QUANDO ACONTECE A LUA AZUL?
Quando a lua cheia cai no dia 1º de um mês de 31 dias, no dia 31 teremos outra lua cheia, a lua azul. A lua azul acontece, em média,1 vez a cada 2 anos e 7 meses, 7 vezes a cada 19 anos e 36 vezes num século. Isso se deve ao fato que um mês terrestre tem em média 30,5 dias enquanto o mês lunar tem 29,5 dias. Existe uma particularidade: podemos vivenciar 2 meses, no mesmo ano, com lua azul. Isto acontece se a primeira lua cheia cair em primeiro de janeiro, pois como fevereiro tem apenas 28 dias, as próximas duas luas cheias se repetem em março. Tal fenômeno ocorre apenas 4 anos em cada século: o próximo será no ano de 2018.